Tipos de cháJá pensou na variedade de chás existentes? Combinações, cores e aromas são inúmeros. Cada tipo de chá tem seu valor. Você sabe qual combina mais com você? Qual tipo de chá é o ideal pra você?

Considerado por milhares de anos, no Oriente, como uma chave para a boa saúde, felicidade e sabedoria, o chá sempre manteve seu status de uma das melhores bebidas que se tem notícia.

Estudos já confirmaram que os benefícios dos chás vão desde prevenção do câncer à redução de índices de colesterol. Perda de peso e melhora no sistema digestivo também estão na lista. Cada tipo de chá tem seu benefício e funcionalidade.

Qual tipo de chá combina mais com você?

As 5 variedades mais conhecidas e os principais benefícios:

Chá preto

Esse tipo de chá representa cerca de 75% do consumo de chá em todo o mundo. É feito a partir de folhas da planta Camellia sinensis, que normalmente são laminados e fermentado, em seguida, secas e triturados.

A diferença do chá preto para o verde, branco e chá de oolong se dá pelo fato de que o chá preto é mais oxidado que os demais chás e possui sabor mais forte. A única diferença é que o pó do chá preto é torrado, e isso dá a ele um gosto mais suave.

O chá preto tem um sabor ligeiramente amargo e contém o maior número de cafeína – cerca de 40 miligramas por copo.

Seus benefícios

Por ter uma alta concentração de compostos antioxidantes, conhecidos como theaflavins e tearubiginas, é um tipo de chá que tem sido associado a menores níveis de colesterol.

Uma pesquisa publicada em 2013 na revista “Annals of Epidemiology” apontou que quem bebe três ou mais xícaras de chá preto por dia pode reduzir o risco de derrame em 21%. O coração agradece, não é mesmo?

São muitos os pontos positivos do chá preto para o nosso corpo: ele possui propriedades anti-inflamatórias e ajuda diversas funções em nosso organismo.

Além disso, esse tipo de chá também tem propriedades adstringentes, ou seja, é ótimo para a pele.

O chá preto também possui a capacidade de desintoxicar o corpo de substâncias químicas nocivas, vez que é rico em polifenois (possui de 8 a 10 vezes mais polifenois do que a maioria das frutas e vegetais), um tipo de antioxidante natural que ajuda a eliminar os radicais livres do organismo.

Tradição desse tipo de chá

tipo de chá

É um tipo de chá muito conhecido e difundido na Inglaterra, e chegou até nós através dos imigrantes europeus.

A tradição inglesa é de tomá-lo com leite e açúcar, combinado também com damasco, mas você o encontra puro facilmente, ou combinado também com outras ervas e frutos.

Em alguns países, é muito comum tomar chá preto com adição frutas cítricas e/ou as respectivas cascas dos frutos, como laranja ou limão, ou em conjunto com especiarias.

O chá preto com canela é geralmente feito a partir de chá orgânico preto, lascas de canela orgânicas, além de outros ingredientes. Em conjunto com a canela, pode maximizar os efeitos para perda de peso, vez que a canela possui benefícios para emagrecer e controlar o diabetes.

Chá verde

É chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento, o que não acontece com as folhas do chá preto. Por isso, o sabor é mais delicado.

Benefícios desse tipo de chá

A bebida é rica em compostos antioxidantes chamados catequinas; um subgrupo conhecido como EGCG pode afastar de tudo, desde câncer a doenças cardíacas, de acordo com um levantamento feito pelo Instituto Americano para Pesquisa do Câncer.

O trabalho descobriu que cada xícara diária de chá verde consumido pode diminuir o risco de doença cardiovascular em 10%.

Dentre seus benefícios estão suas propriedades antioxidantes. Em outras palavras O chá verde é capaz de retardar o envelhecimento de nossas células e, consequentemente, de nosso corpo e pele.

Quem toma chá verde combate a formação de rugas e marcas de expressão profundas! Além disso, esse chá tem propriedades para evitar até o câncer.

É válido lembrar que esse chá possui cafeína, então, ele serve também para dar muita energia para o começo do seu dia, podendo inclusive substituir o café. Contém cerca de 25 miligramas de cafeína por xícara.

 

Combinações com o chá verde

O chá verde é um dos chás mais conhecidos e utilizados. Uma das grandes vantagens dele é que você pode combiná-lo com diferentes ervas e frutas sem que ele perca o seu efeito.

Esta é uma grande vantagem, na verdade, porque o chá verde não tem um gosto muito agradável — muitos costumam achá-lo amargo.

Sendo assim, vale misturar esse tipo de chá chá com frutas vermelhas, amarelas ou o que você achar melhor. Ele é encontrado de várias maneiras em qualquer supermercado.

Chá de Oolong

As folhas de Oolong dão origem a um produto semelhante ao chá preto, mas é fermentado por um tempo mais curto, o que lhe confere um sabor mais rico.

É um tipo de chá que contém cerca de 30 miligramas de cafeína por xícara. A bebida pode ajudar na perda de peso, pois ativa uma enzima responsável pela dissolução de triglicérides.

Estudos recentes chegaram a confirmar que as mulheres que beberam chá oolong queimavam um pouco mais de calorias durante um período de duas horas do que aqueles que beberam apenas água.

Chá branco

As folhas são colhidas quando são muito jovens, então, o chá branco tem um sabor muito mais suave do que qualquer outro.

A bebida também pode conter mais antioxidantes do que o chá em saquinhos, porque as folhas são menos processadas.

Benefícios desse tipo de chá

O chá branco oferece grandes benefícios cardiovasculares e de combate ao câncer. Além disso, um estudo publicado na revista Phytomedicine apontou que a bebida pode apresentar boa ação no combate à diabetes. Ela reflete uma tolerância à glicose e uma redução no colesterol LDL.

O chá branco é um dos mais conhecidos por quem deseja emagrecer, e isso faz realmente muito sentido quando você descobre as propriedades que ele oferece.

Também parente do chá verde e do chá preto, ou seja, mais um chá colorido, o chá branco é feito pelos brotos da Camélia, e é um excelente combatente das doenças degenerativas por conta de suas características antioxidantes.

Além disso, esse tipo de chá possui grandes quantidades de cafeína, e por isso ajuda tanto no processo de emagrecimento – afinal, ele ajuda a acelerar muito o seu metabolismo.

Além de tudo isso, o chá branco também é conhecido por melhorar o humor de maneira geral, devido a substâncias que desencadeiam o aumento dos níveis de dopamina e serotonina, por exemplo.

Este tipo de chá também auxilia na oxidação do colesterol, diminuindo os níveis dele e, consequentemente, o risco de doenças cardiovasculares.

Chá Vermelho Pu-erh

Tipo de Chá

A bebida chinesa é tradicionalmente compactada e envelhecida por pelo menos alguns anos antes de ser consumida, sofrendo uma pós-fermentação que lhe dá um sabor mineral característico.

Os principais benefícios que apresentam estão relacionados a propriedades digestivas. Isso é possível por meio de um duplo mecanismo: estimula as secreções gástricas, ao mesmo tempo em que favorece o funcionamento hepático. O chá também incide positivamente sobre o controlo de colesterol e triglicerídeos no sangue.