Cantuccini são biscotti (quer dizer cozido, assado, duas vezes), originários da região da Toscana, Itália.

Criados originalmente para serem fervorosamente mergulhados em uma taça de Vin Santo, hoje em dia são, ao redor do mundo, também acompanhamentos para café e capuccino. E o chá com cantuccini? Também é uma ótima opção de harmonização!

E para ousar na tradição, escolhemos harmonizar o chá com cantuccini, optando pelos aromatizados, que melhor combinam com os ingredientes do biscotti. A proposta resultou em uma experiência de encher os olhos e não parar de comer até acabar.

5 opções de infusão que combinam com cantuccini

 

Chá com cantuccini Para harmonizar chá com cantuccini é importante escolher bem qual tipo de infusão mais combina.

  1. Chá preto Rosas da China – pelo floral das rosas que combinam com sabores amendoados e com baunilha.
  2. Chá preto Tempo de Monção – pelas maçãs assadas elevarem o sabor da amêndoa.
  3. Chá verde Paixão ao Sol – Pelas peras apresentarem um cítrico que contrasta com amêndoas que não os deixa enjoativos
  4. Com chá verde Gueixas – pelas cerejas amargas também contrastam com o sabor amendoado, talvez a mais diferente das harmonizações por cortar um pouco o doce abaunilhado.
  5. Com o Fantasia de frutas vermelhas – que exalta doces com sabores bem mais amanteigados e amendoados.

 

A receita de cantuccini que mais combina com chá

 

A receita é mais delicada e aromática do que os industrializados.

Tempo de preparo: duas horas

Porções: dependendo do tamanho, +- 5 dúzias

Ingredientes do cantuccini

 

– 250g de Farinha

– 200g de Açúcar

– 200g de Amêndoas com pele

– 2 Ovos

– 4g de Fermento em pó

– 1 Pitada de Sal

– 1 colher de sopa de Extrato de Baunilha (opcional – veja nota abaixo)

– 20g de Mel (opcional – veja nota abaixo)

– Casca ralada de 1 Limão Siciliano (opcional – veja nota abaixo)

Modo de preparo do cantuccini

– Torre as amêndoas em uma frigideira a fogo médio-alto, mexendo sempre e tomando cuidado para não queimar. Transfira as Amêndoas da assadeira para esfriar mais rápido e reserve – as Amêndoas devem estar frias quando forem usadas na receita.

– Pré-aqueça o forno a 180ºC.

– Em uma tigela peneire a farinha, o fermento e o sal. Acrescente a casca de Limão ralada, tomando cuidado para não ralar a parte branca que é amarga.

– À parte, bata os Ovos com o Açúcar até que a mistura fique quase branca e espumosa.

– Acrescente a Baunilha, o Mel e misture.

– Acrescente os secos à mistura de Ovos aos poucos, misturando bem até que todos os ingredientes fiquem incorporados. Cantuccini

– Ao final acrescente as Amêndoas torradas e já frias e misture bem com as mãos até que todos os ingredientes se integrem bem.

– Polvilhe uma bancada com farinha, transfira a massa e polvilhe mais um pouco de farinha por cima. Trabalhe a massa até que fique homogênea e forme uma bola lisa.

– Divida a massa em duas partes iguais e molde cada uma delas em formato de um cilindro de aproximadamente 5 cm de diâmetro.

– Disponha os dois cilindros em uma assadeira forrada com papel manteiga, deixando uma boa distância entre eles para que não grudem – vão crescer no forno.

– Leve a assadeira ao forno pré-aquecido até que os filões estejam dourados por fora mas ainda levemente úmidos por dentro, o que deve levar uns 15 minutos.

– Deixe esfriar por 5 minutos, e usando uma faca bem afiada fatie-os em sentido oblíquo, em tiras de 1,5 cm de espessura.

– Coloque os biscoitos de volta na assadeira, agora virados de lado, e volte para o forno para que acabem de secar e fiquem dourados – o que deve levar cerca de 7 minutos.

– Deixe os biscoitos esfriarem completamente antes de servir, para que endureçam e fiquem crocantes – quando saírem do forno ainda estarão muito macios.

Saiba mais…

1) Você pode fazer o Cantuccini sem nenhuma aromatização, apenas com a massa básica (farinha, açúcar e ovo), basta eliminar os ingredientes opcionais da receita. Se optar por aromatizar, pode usar os ingredientes que mais gostar.

Nesta receita usei Baunilha, Mel e raspas de Limão Siciliano. Vin Santo, Marsala e Raspas de Laranja são outros exemplos de ingredientes que podem ser usados em outras combinações.

2) Pela tradição Toscana o Cantuccini é servido ao final das refeições acompanhado de Vin Santo, um vinho de sobremesa típico da região.

3) Conserve o Cantuccini em um recipiente de vidro ou lata hermeticamente fechado, assim ele vai continuar crocante por muitos dias.