O ritual de consumo dos chás é algo milenar, percorre toda a história da humanidade. Essa tradição se perpetua principalmente por causa dos inúmeros benefícios do chá.

Não importa qual é a estação, quente ou gelado, o chá pode ser parte da sua rotina o ano todo. De uma maneira geral, os principais benefícios do chá estão relacionados à saúde, tanto mental quanto física.

Criar o hábito de tomar uma xícara de chá por dia pode ajudar a melhorar muito a sua qualidade de vida. Corpo e mente podem ser fortalecidos pelos benefícios do chá.

Cada tipo de chá ou infusão tem sua característica e efeito. Os diversos sabores, aromas, combinações e cores atendem a todos os gostos e podem fazer parte da rotina de qualquer pessoa.

O que comumente chamamos de chá é a infusão, a bebida quente que tem como base uma flor, fruto ou erva, ou os blends, as misturas desses elementos. Mas tecnicamente, chá mesmo é a preparação feita a base de Camellia sinensis. São chás reais: chá verde, branco, preto, vermelho (pu erh), azul (oolong) e matcha.

Apesar disso, outras infusões são igualmente poderosas e podem te fazer muito bem.

Benefícios do chá mais comuns

Existe uma xícara de chá para qualquer momento. Os chás podem ser aliados nos combates às dores, ao emagrecimento, a insônia, à gripe.

Existem chás anti-inflamatórios, chás para o sistema imunológico, para proteger o coração. Chás para aquecer o dia, chás para refrescar. Para acompanhar um bom livro. Benefícios do chá

Há quem diga que os chás são capazes, inclusive, de te ajudar a viver mais. O que faz muito sentido, afinal de contas, vários chás são antioxidantes. Isso significa que neutralizam moléculas do nosso corpo que nos envelhecem.

Uma vida mais longa por uma xícara de chá, já pensou? Seria esse um dos principais benefícios do chá?

Talvez sim, mas esses são benefícios mais comuns, que você lê por ai, que todo mundo conta, os benefícios do chá que estão escondidos por trás do ritual são outros:

Outros benefícios do chá

Além dos benefícios associados às funcionalidades dos chás, por aqui gostamos de pensar no ritual do chá também como um momento tanto de autocuidado quanto de diversão.

Seu ritual do chá pode ser um momento de paz, sossego e tranquilidade. Preparar um ambiente gostoso, acender uma vela, colocar uma música boa, aquecer a água, escolher seu blend…

1. Conecte-se consigo

Você pode criar o hábito de tomar uma xicara de chá quentinha sozinho, em seu momento de pausa. Os principais benefícios do chá, quando se está só, vão ao encontro do mindfulness, a prática da atenção plena ao presente.

Nesse caso, o chá funciona como um pretexto para colocar em prática as pequenas ações que realinham nossas energias, nos permitem exercitar nossa mente de maneira livre.

benefícios do chá

Aprecie o calor da xicara em suas mãos. Respire o vapor leve que se levanta. Sinta o aroma da infusão. Perceba os sabores. Contemple o momento, sem pressa. Esvazie sua mente. Transforme o ambiente no seu templo. Inspire-se.

A calma desse momento de autocuidado é o que vai te transmitir paz e leveza. Os benefícios do chá estão nas sensações que ele te traz, na experiência.

Além disso, alguns chás têm propriedades relaxantes, ajudando a equilibrar sua mente. Eles combinam perfeitamente com essa proposta de autocuidado.

Harmonizam bem com esse momento chás a base de camomila, lavanda, tisana de frutas, pétalas de rosas e calêndula.

2. Divida o momento

Há séculos, um dos benefícios do chá é reunir pessoas. É um pretexto para estarem juntas, em um momento descontraído. O seu ritual do chá pode ser dividido com alguém que você ama, proporcionando uma boa conversa.

O chá pode ser algo que você inclui na sua rotina para encontrar uma amiga, para retomar uma relação, para cultivar um laço familiar. Durante esse momento, pratique a escuta atenta e empática ou compartilhe as novidades sobre você.

Cuidar das relações, assim como tomar chá, libera ocitocina, um hormônio que tem efeito calmante. É um bom hábito, que pode estar associado ao seu ritual do chá.

Nos últimos tempos, estamos sempre ocupados, nunca temos tempo para nada e para ninguém. Por isso, estabelecer um momento especial para estar com quem se ama pode ser a saída para encontrar esse tempo de felicidade.

Quando foi a última vez que você convidou alguém para um chá? Uma boa conversa pode ser acompanhada do nosso Chá Preto Autoral – Brasilidades. Um blend de sabor adocicado pela manga e as rosas, com aroma de mel, chocolate e flores.

3. Energize-se

Apesar da boa e velha tradição que associa o chá às nossas queridas avós na varanda nas calmas tardes de outono, os chás também podem ser alegres, festivos, divertidos e energizantes.

Os benefícios do chá em um dia quente de verão ao ar livre demonstram sua versatilidade. Se você é uma pessoa mais agitada ou prefere bebidas geladas, saiba que os chás são ótimos para drinks.

Além disso, muitos chás apresentam um alto teor de cafeína, como o chá preto e o chá verde. São ótimos para aumentar a energia e a concentração, podendo facilmente substituir o café.

Algumas composições bem interessantes para aumentar a energia são:

  • limão, hortelã e chá verde
  • chá preto e suco de maça
  • mate e limão (um clássico do sul)
  • chá de limão com ameixas e alecrim.
  • chá branco com cubos gelados de framboesa

Você pode aproveitar essas receitas para dar um up no seu dia, para variar as bebidas durante um passeio, na piscina ou mesmo na praia.

Os chás gelados podem ser servidos também em harmonização com a comida.

A versatilidade dos chás é enorme, assim como os seus benefícios. São varias opções e sabores deliciosos para experimentar.

Se você quer conhecer mais sobre os chás, seus benefícios e sensações, aposte em um kit degustação e se delicie com uma variedade de blends, delicadamente selecionados e harmonizados para você.