Como explorar o mundo encantador do chá - Lifestyle, Benefícios do chá, Harmonizações com chá, Rituais


Como explorar o mundo encantador do chá - Lifestyle, Benefícios do chá, Harmonizações com chá, Rituais

Como explorar o mundo encantador do chá

Como explorar o mundo encantador  do chá é tão vasto e complexo, ele oferece uma vida inteira de oportunidades de exploração e descoberta. Existem milhares e milhares de tipos diferentes de chá, cada um produzindo sabores, texturas e aromas únicos que você talvez nunca tenha experimentado em qualquer outro tipo de comida ou bebida.

Mesmo que isso possa parecer intimidante para você se você está apenas começando sua exploração, a arte de saborear o chá e desenvolver o paladar são habilidades que qualquer um pode aprender. Você só precisa de um bom chá, uma mente aberta, algumas ferramentas simples e um processo simples para ajudar a desenvolver o seu paladar.

COMO PROVAR O CHÁ E DESPERTAR OS SENTIDOS:

1. Prepare seu corpo, mente e espaço para que você possa envolver plenamente seus sentidos com o chá. Abra a sua imaginação para incluir todas as experiências da sua vida dentro e fora da área de comida e bebida. Como o chá vem de vários lugares do mundo e as nossas preferências pelo que é saboroso estão altamente ligadas à cultura a que pertencemos, é importante estar aberto a novas representações do que pode ser considerado uma experiência agradável para o seu paladar. À medida que você saboreia mais e melhores chás, seu paladar será recalibrado naturalmente com base em suas novas experiências e expectativas.

2. Reúna todos os materiais necessários para preparar o chá. Isso incluirá o chá ou chás que você deseja provar, água filtrada ou de nascente, um recipiente de vidro transparente ou de cerâmica branca, uma colher de chá, um termômetro adequado para alimentos ou uma chaleira com controle de temperatura e um cronômetro. Tempo, temperatura e proporção de água para folhas são os três fatores mais básicos para preparar uma xícara de chá bem preparada. É importante que você tenha as ferramentas para controlar com precisão essas condições.

3. Observe as folhas secas. Com algumas exceções, os bons chás têm uma aparência consistente. As folhas devem ter aproximadamente o mesmo tamanho, cor e formato. Qual é a cor? As folhas são encaracoladas, planas, peludas, lisas, retas, torcidas, enroladas, cortadas ou inteiras? Na maioria dos chás de boa qualidade, é fácil identificar folhas inteiras e intactas.
4. Prepare as folhas usando o tempo, a temperatura e a proporção água/folha apropriados. No verso de nossa embalagem incluímos instruções de preparo para cada chá. Comece seguindo as instruções da melhor maneira possível. À medida que for conhecendo o chá, adapte a sua preparação para realçar as qualidades que procura. Ajustar uma das variáveis ​​pode ter um grande efeito no resultado do chá preparado. Se o chá sair muito fraco ajuste uma das variáveis. Use um pouco mais de folhas, água mais quente ou mais tempo de maceração na próxima vez que for prepará-la. Se o chá estiver muito forte ou muito amargo, experimente usar menos folhas, menos tempo ou uma temperatura mais baixa. 1 colher de chá de folhas para 8 onças de água é uma proporção apropriada para muitos chás. Os chás verde, branco e amarelo são geralmente os mais sensíveis à temperatura e têm melhor sabor quando preparados entre 145 e 190 graus Fahrenheit. Os chás preto e oolong são geralmente mergulhados em 190-212 graus Fahrenheit. (Sencha é especialmente sensível ao tempo e à temperatura. Se o seu sencha for amargo, tente prepará-lo a 150º F ou menos.

5. Observe as folhas preparadas e o chá. Despeje o chá preparado em uma xícara branca. Uma palavra da indústria para chá preparado é “licor”. Qual é a cor do licor? É verde, vermelho, dourado, preto, amarelo? É claro como a água? Nublado? Existem partículas ou pêlos de folhas flutuando nele?

6. Cheire o chá. A boca só pode saborear cinco sabores: doce, salgado, azedo, amargo e “umami”, que se refere a um sabor saboroso e caldo. O nariz pode detectar aromas mais refinados, como florais, frutados, pinheiros, terrosos, esfumaçados, minerais, oceânicos e de curral. Inspire o aroma das folhas preparadas e do licor do chá. Anote cada pensamento que vier à mente. Use sua experiência de vida e memória para rastrear e identificar as notas de degustação. Não se limite apenas ao que você come e bebe.

7. Prove o chá. Se o chá estiver em uma temperatura segura para beber, tome um gole e beba. Sorver areja o chá, o que permite que mais aromas cheguem ao nariz para que você possa cheirar e saborear o chá simultaneamente. Além disso, tome goles suavemente, sem sorver. Deixe o chá cobrir toda a sua boca. Qual é a sensação do chá na sua boca? Qual é o corpo do chá? É aguado ou caldo? É adstringente ou suave e hidratante? O que você prova? Quanto tempo o sabor permanece na boca? Qual é a sensação ao passar pela sua garganta?

8. Faça anotações. Mantenha um diário de suas experiências. Anote seus sucessos e erros cada vez que preparar o chá para refinar suas habilidades. Observe os cheiros, sabores e cores ao seu redor no seu dia a dia. Isso o ajudará a ser mais específico ao identificar os aromas e sabores que você experimenta. Preste atenção à sensação e sabor do dia a dia na boca e como o chá afeta isso.

9. Por fim, não se esqueça de parar de pensar no chá e simplesmente mergulhar na experiência pura e sensorial e no prazer dele! Essa também é uma parte importante do processo.

Agora que você já sabe todos os passos para iniciar a sua aventura sensorial, acesse nosso site e deguste de um mundo de sabores. 

Por Bella Lemos.