Chai
Estas misturas de chá e especiarias são um “must” de Outono e Inverno, mas podem ser apreciadas em qualquer época do ano pelas suas qualidades curativas e reconfortantes. A lenda diz que a criação do Chai data de mais de 5000 anos, quando o rei de uma das regiões que hoje integram a Índia encomendou uma bebida condimentada medicinal para uso da Ayurveda, a prática de cura indiana através das ervas e das especiarias. O calor do gengibre e da pimenta preta estimulava a digestão… as propriedades antisépticas do cravo atenuavam a dor… o cardamomo aumentava a disposição e o ânimo… a canela melhorava a circulação e a função respiratória… a estrela de anis refrescava o hálito.
Esta era a fórmula básica, mas cada um foi recriando a receita a seu gosto. O leite e o açúcar foram acrescentados posteriormente, o que resultou num perfume ímpar e num reforço de suas propriedades estimulantes. Pode ser encontrado nas ruas de toda a Índia, feito de fresco diariamente e vendido por ambulantes chamados “chai wallah”. Hoje se diz que existem tantas receitas de Chai quanto famílias indianas – cada uma com a sua composição favorita.
A Tea Road apresenta algumas variações bem interessantes, quer com cafeína (as versões que contêm Camellia Sinensis, como o Black ou o Green), quer sem cafeína (os herbais Chocolate, Peace ou Fire e o Rooibos Red Chai).