Existe diferença entre chá e infusão?

Talvez você nunca tenha pensado sobre o assunto ou mostrado interesse ou mesmo é algo que nem passou pela sua cabeça, mas nem tudo que você consome realmente é chá. Na realidade, há diferença entre chá e infusão, entendê-la te permite saber quando você está tomando chá e quando na verdade é apenas uma infusão.

A diferença entre chá e infusão parece ser sútil, mas na verdade há uma plantinha bem especial que protagoniza a distinção. Vamos entender melhor porque há diferença entre chá e infusão.

A diferença entre chá e infusão

A diferença entre chá e infusão é bem básica: chá é apenas o derivado da planta Camellia Sinensis. Assim, todas as bebidas derivadas de outras plantas são, na verdade infusão.

diferença entre chá e infusão - curiosidades

Entenda melhor o que é chá

Para quem não sabe a palavra chá é de origem chinesa e é referente a colheita do Camellia Sinensis e fazer uma infusão com ela. Portanto, somente é chá as bebidas que derivam dessa planta unicamente.

Ela é extremamente popular tanto na Europa como na China, podendo ser chá verde, chá branco e preto ou até mesmo vermelho. O que vai determinar a coloração é o processo de colheita, secagem e hidratação da planta e posteriormente sua oxidação e fermentação da mesma.

 

Quais são os tipos de chá?

Bom, conforme explicamos, o chá de verdade é feito a partir e unicamente da planta Camellia, os demais são infusões de outras ervas para criar o chá. Conheça outras possibilidades. Existem os clássicos mais conhecidos e os únicos, que são produzidos a partir de solos especiais e em condições particulares para criar sabores especiais.

Chá Branco

É uma variedade menos processada, é um chá mais leve e delicado com pouca cor e corpo, mas também extremamente complexo. Criado a partir dos brotos macios da Camellia ou com as folhas mais jovens, é o que contribui para ele ser mais doce. Na Tea Road nós temos três variações deliciosas de chá branco para seu paladar.

Chá Oolong

Considerado um dos mais complexos, o chá Oolong seu perfil varia conforme sua oxidação. Seus níveis podem variar de 20% a 30%. Após atingir o ponto esperado, o processo de oxidação é interrompido por meio da secagem. E assim começa sua divisão entre baixa e alta oxidação.

São extremamente sedosos e aromáticos.

Chá Verde

O chá verde é mais suave que o chá preto e ainda sim possui mais corpo e maior densidade que o branco. Seu processo consiste em evitar que sua folha oxide e assim possamos encontrar sabores vegetais e aromas e algumas notas tostadas. Temos diversas opções deste chá também.

Chá Preto

Folhas de chá que sofrem oxidação plena, mas há variações onde folhas colhidas na primavera acabam sofrendo menos oxidação. Portanto, as folhas acabam sofrendo um enrolamento mais agressivo para o processo de oxidação.

Para assim atingir a matização e aroma próprio do chá preto.

 

E a infusão: O que significa?

diferença entre infusão e chá Sabe aquele chá calmamente que você bebia na infância? Chá de erva-cidreira ou de camomila, por exemplo? Chamamos comumente de chá, pois não sabemos a diferença entre chá e infusão, mas na verdade as bebidas a base dessas ervas são infusões.

A diferença entre chá e infusão acaba sendo um pouco confusa quando pensamos que o processo de fazer a bebida de chá também é uma infusão. Lembra das receitas da internet que indicam que não se pode deixar a água ferver, colocar a erva e deixar em repouso? Porque esse é o processo da infusão.

Nele a água não pode ferver, deve no máximo soltar as bolhas do fundo e ficar em 80º e aí sim desligar e deixar a erva em repouso por pelo menos cinco minutos.

Agora que você já sabe qual é a diferença entre chá e infusão, que tal conhecer os blends de chá! Vem ver o post em que eu te conto o que são os blends!