Aqui na Tea Road gostamos de aproveitar os chás ao máximo. Para extrair todo o aroma e sabor você pode reinfusionar o chá, ou seja, reutilizar a erva.

Depois de preparar uma infusão de chás de folhas soltas, você não precisa jogá-las fora. Pelo contrário, chás de qualidade, em geral, não soltam toda sua essência na primeira infusão.

Então ao reinfusionar o chá para uma segunda xícara, o sabor alcançado com certeza será diferente. Cada infusão é uma experiência única a ser explorada, apresentando características distintas.

Reinfusionar o chá é uma tradição na China, chama-se Gong Fu Cha.

Gong Fu Cha: um método tradicional chinês para reinfusionar o chá

O Gong Fu Cha é uma cerimônia oriental que tem como objetivo maximizar e aproveitar o sabor e a experiência do Reinfusionar o chá - receitas chá. As múltiplas infusões de chá demandam uma grande habilidade de preparar o chá, é um processo de concentração e contemplação da bebida.

Segundo essa tradição, para reinfusionar o chá é preciso um bule pequeno e duas ou mais xicaras pequenas para servir o chá. Dependendo do tamanho do seu bule e do tamanho das folhas de chá, recomenda-se algo entre meia colher de chá e duas colheres de chá de folhas de chá.

Após aquecer a água e infundir as ervas, o chá deve ser servido. Esse processo pode se repetir até 5 vezes, reinfundindo o chá por pelo menos 10 ou 15 segundos a cada vez.

Esse processo meditativo permite saborear diferentes versões do mesmo chá sucessivamente.

Apesar de essa ser uma forma tradicional de reinfusionar o chá, outras também são possíveis.

3 dicas para reinfusionar o chá sem perder qualidade

1. Se as múltiplas infusões forem seguidas, considere a importância de manter a temperatura da água. Faça a segunda infusão com água a mesma temperatura da primeira.

reinfusionar chá 2. Se você não for aproveitar as infusões imediatamente, para facilitar o reaproveitamento da erva, prefira utilizar infusores ou filtros. Assim você pode esperar todo o líquido escorrer e reservar as folhas em um pires para reservar e reinfusionar o chá.

*Se você vedar adequadamente, com papel filme, pode, inclusive, guardar na geladeira por mais tempo.

3. É preciso observar a qualidade da erva e sua essência para saber quantas vezes reinfusionar. Chás mais leves e suaves, como o branco, permitem menos reeinfusões. Chás mais pesados e robustos como o preto rendem mais xicaras. E em caso de blends ou chá puro isso também irá variar.

Vamos entender melhor quais chás são mais adequados para múltiplas infusões:

Melhores chás para múltiplas infusões

Alguns chás podem ser reeinfusionados mais vezes sem perder tanto suas qualidades, são eles:

Chás Oolong

Os chás Oolong são mais densos, de forma que podem ser reeinfusionados várias vezes sem que percam o sabor, cor e aroma. A medida que sua essência começa a diminuir, tornam-se mais suaves e florais.

Chás Verdes

Os chás verdes podem ser reinfusionados de 2 a 3 vezes sem perder seu sabor característico.

Chás Pu-erh

Os chás Pu-erh são envelhecidos e fermentados por vários anos, resultando em uma bebida profunda de cor escura com um sabor rico. Podem sofrer múltiplas infusões sem decepcionar.

Chás Pretos

Os chás pretos também se comportam bem a uma segunda infusão. Entregando um sabor mais leve e suave, podem ser apreciados mais de uma vez.

 

Determinados blends também podem ser reaproveitados – e não apenas na forma de chá. Vamos conhecer uma receita que leva um blend reinfusionado algumas vezes?

O nosso blend de maçã turca e capim limão chamado Istambul. Além de render algumas infusões quentes, pode ser gelado. Oadoçante natural da maçã permite você reutilizá-lo em bolos, pães e tudo o que sua criatividade permitir.

Segue uma das ideias feitas com a infusão depois de ser servida 3x quente.

Chutney do blend Istambul com manga e especiarias

Chutney é uma receita tradicional indiana que leva muitas especiarias e pode ser complemento de um peixe e ou calda para uma sobremesa.

O que utilizamos:

  • 1/2 manga Reinfusionar o chá - receitas
  • 02 maças pequenas picadas
  • Suco de 1/02 limão
  • 02 colheres do blend de Istambul já utilizado;
  • 03 sementes de Cardamomo
  • 5 cravos da Índia
  • 03 colheres de açúcar orgânico
  • Uma colher de chá de rooibos ( arbusto africano puro e orgânico) que já tinha sido usado.

Deixar 30 minutos em fogo baixo em uma panela até as frutas ficarem um pouco cristalizadas.

Dura na geladeira um tempão.

Se não for utilizar logo o chá reinfusionado pode congelar num potinho até saber o que fazer. Isso serve para todos os blends e ou chás puros. Aproveite -os ao máximo depois mesmo dar terceira infusão para fazer caldos, sopas, bolos, pães e principalmente um chá gelado de várias horas na geladeira.

Bom nem preciso comentar que o Chutney ficou com o toque cítrico e dá vontade de comer puro de tão incrivelmente bom pelos aromas e especiarias.

Comente aqui se você acha viável e prático reinfusionar o chá no dia a dia.