O que exatamente é cafeína?

A cafeína é uma substância natural encontrada nas folhas, sementes ou frutos de pelo menos 100 espécies de plantas diferentes em todo o mundo, e faz parte de um grupo de compostos alcaloides. As fontes mais comuns conhecidas de cafeína são café, grãos de cacau, erva mate e  folhas de chá. E a cafeína de cada um afeta o corpo de sua uma maneira única.

Por que tantos de nós pode ter receio por consumir cafeína? É um estimulante que deixa você mais alerta e energizado. A cafeína também pode bloquear certos receptores cerebrais de reagir ao estresse. E não vamos esquecer nossa velha amiga dopamina, um hormônio do bem-estar que é desencadeado pela cafeína. Não é de surpreender que todos esses atributos nos façam querer consumir mais.

 

cafeína no chá vs café – Em comparação,

as folhas de chá realmente contêm mais cafeína do que os grãos de café. No entanto, uma xícara de chá 200 ml requer cerca de 2 gramas e meio de folhas, enquanto a mesma xícara de café requer 10 gramas. O chá é geralmente fabricado a temperaturas mais baixas por um tempo mais curto do que o café, resultando em menos cafeína sendo extraída das folhas. Isso por si só é uma boa razão pela qual uma xícara de chá tem, em média, 30 a 45 miligramas de cafeína, enquanto uma xícara de café tem facilmente três vezes essa quantidade.

 

A cafeína do chá reage de forma diferente com o corpo do que a cafeína do café e alguns refrigerantes à base de cola. L-teanina, um aminoácido encontrado no chá, reduz o estresse e promove o relaxamento. L-teanina também trabalha com cafeína para acalmar sem reduzir o estado de alerta. Altos níveis de antioxidantes encontrados no chá diminuem a absorção de cafeína, resultando em um período mais longo de foco relaxado com os efeitos da cafeína diminuindo gradualmente.

 

A cafeína do café nos afeta de uma maneira diferente. Simplificando, ele bloqueia e se liga aos mesmos receptores no cérebro que nos fazem desacelerar ao longo de um dia até a hora de descansar. Esse processo estimula a liberação de hormônios que nos dão aquele choque de adrenalina familiar. Uma vez que a caneca de café tenha metabolizado, as comportas se abrem de volta para essas moléculas de tempo sonolento, causando uma queda de cafeína.

 

Quais são as opções sem cafeína?

O que fazer se você não está cavando os efeitos da cafeína? Você pode reduzir o consumo ou espaçar sua ingestão. Chás ou cafés descafeinados são um pouco equivocados, pois não existe descafeinação total; sempre haverá vestígios de cafeína deixados no chá ou café após o processo.

As infusões herbais estão se tornando uma opção cada vez mais atraente ao final do dia por exemplo. Existem tantas misturas que oferecem sabor robusto e completo, com a grande maioria sendo livre de cafeína e muitas  com antioxidantes e outros benefícios. Encontre o seu momento certo para ingestão da cafeína e explore os benefícios que ela traz no chá e divirta-se com tantas infusões como o rooibos que é uma infusão sem cafeína com muitas propriedades benéficas. Além das infusões herbais, que são muito aromáticas e saborosas.

 

Se tiver alguma restrição à cafeína, siga orientações médicas. E lembre-se que o chá tem benefícios reparadores ao seu sistema imunológico e digestivo, além de ser um estimulante natural ao seu corpo e mente.